segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Salamandra Axoloti

Fuçando pela internet, sabe-se lá Deus como, acabei em um site e me deparei com um personagem muito doido. Copiei e colei no Google o nome "Salamandra Axoloti", pesquisei e descobri esse bichinho, um tipo de salamandra. Com isso, fui olhando alguns sites e lendo sobre o assunto. A primeira impressão sobre o assunto é "PATA CA PARÉU", tem muito a ler.

Sem muito tempo para o post, ou explicações, simplismente dê uma olhada quando puder:

http://www.kantoborgy.com/kantoborgyblog/index.php?itemid=945
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=54724&start=10
http://www.amphibio.org/discussao/viewtopic.php?f=34&t=352
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambystoma_mexicanum



Axolotle é um nome asteca, que numa tradução aproximada significa "monstro aquático", e na mitologia asteca era a evocação do deus Xolotl.



Ao contrário do que ocorre com seus parentes próximos, como sapos e rãs, que passam a viver na terra quando deixam as formas larvais, os axolotes permanecem na água por toda a vida. O seu único habitat natural consiste dos lagos próximos da Cidade do México, em especial o lago Xochimilco e o lago Chignahuapan, este último no estado de Puebla. No lago Chignahuapan são já bastante raros, devido à predação dos seus ovos por espécies não autóctones introduzidas pelo homem. Além disso, a capacidade de regeneração do axolote também traz alguns problemas, uma vez que em certas zonas do México é apreciado em caldos e pela medicina naturista (como vitamínico).



Um axolotle adulto pode medir de 15 a 45 cm embora o comprimento mais comum seja 23 cm e seja raro encontrar um espécimen com mais de 30 cm. Os axolotes possuem características típicas do estado larval das salamandras, incluindo brânquias externas e barbatanas caudais desde a cabeça até ao ânus. As cabeças são amplas e possuem olhos sem pálpebras. Os machos são identificáveis pela presença decloacas.

(Ctrl+C e Ctrl+V do wiki)

Se alguém quiser me dar um desses, não vou ficar nem um pouco chateado (ficaadica).

4 comentários:

Anônimo disse...

Es evidente que hay mucho que aprender acerca de esto. Creo que hizo algunas cosas buenas en características también. Sigue trabajando, gran trabajo!

Anônimo disse...

hola, Chicos, Este fue siempre bastante que hay un montón de ahí a la espera de la derecha.

Leandro Freire disse...

Parece um Pokemon! oO
Até eu pesquisei aqui sobre ela, hehe.

Ramon Martins disse...

Eu sei que já faz um tempo,mas para quem gostou desse post tenho uma boa notícia.

Fiz uma nova postagem sobre a Salamandra Axolotl e se você quiser ver é só clicar no link abaixo:

http://ramontmartins.blogspot.com/2011/07/salamandra-axolotl-2.html

Até+