terça-feira, 28 de setembro de 2010

Trabalhar em casa - possibilidades e preocupações

Ter um escritório em casa pode ser a saída para muitas empresas que buscam reduzir gastos e investir na qualidade de vida de seus funcionários. Mesmo que ainda não seja a realidade para a grande maioria dos trabalhadores, trabalhar em um home office é a possibilidade que já existe para alguns sortudos.

Trabalhar em casa exige responsabilidade dobrada, pois existem inúmeras formas de dispersar a atenção durante o expediente. Por isso é necessário que o trabalhador tenha o foco bem definido, para executar todas as tarefas exigidas e as metas esperadas pela empresa que o contratou.

Fugir dos engarrafamentos quilométricos e ter mais tempo com a família são algumas das principais vantagens de se trabalhar em casa, mas essa possibilidade envolve outros fatores relevantes em relação ao trabalho que será executado em seu escritório em casa.

Confira a lista de possibilidades de trabalho que podem ser realizados em um home, office clicando aqui

Graças ao avanço tecnológico, surgiram novas possibilidades que proporcionaram ferramentas de trabalho capazes de fazer com que o funcionário fizesse o trabalho dele de forma online. Muitas pessoas que se encontravam desempregadas começaram a trabalhar por conta própria, abrindo um negócio próprio ou fazendo freelas. Com a internet, surgiram novas possibilidades, como o contato direto com a empresa. Muitos prestam serviços a grandes empresas a partir de seus home offices.

Com o surgimento de podcasts, muitos experts na área dos freelancers começaram a fornecer dicas para quem estava começando um negócio próprio. Isso ajudou a impulsionar e motivar boa parte dos profissionais autônomos que estão no mercado hoje.

Se trabalhar como autônomo é a sua intenção, confira os podcasts com dicas para o profissional que trabalha ou quer trabalhar por conta própria
http://falafreela.com.br/

Para entender melhor como funciona o mundo de quem trabalha por conta própria em um escritório em casa, entrevistamos o André Brik, fundador do site Go Home, direcionado a assuntos ligados a escritórios em casa e profissionais freelancers.

1. O que é exatamente um home Office?
É trabalhar fora do espaço de um escritório tradicional, de forma remota. Na maioria das vezes o trabalho é realizado à partir de um escritório em casa. Por isso o nome. O trabalho pode ser executado de forma autônoma (empresários e freelances), ou sob contrato (teletrabalhadores que têm a permissão de executar parte do trabalho fora do escritório da empresa)

2. Qualquer um consegue ter um home Office e trabalhar longe da correria da empresa, ou existe algum perfil específico para esse tipo de profissional?
Algumas profissões não permitem que o trabalho seja realizado em casa. Algumas casas não comportam o home office. Algumas famílias não colaboram para que o trabalho seja realizado assim e algumas pessoas não tem o perfil e a disciplina necessária para esta modalidade. Os demais casos são candidatos.

3. Como funciona o dia a dia de quem pode trabalhar em casa? Como funciona a sua rotina de trabalho?
A rotina deve ser igual a de um escritório tradicional. Porém, permite-se um pouco de flexibilidade com relação aos horários e código de vestuário. A grande vantagem neste caso é o tempo ganho com deslocamentos.

4. Quais são as diferenças no dia-a-dia e responsabilidades do profissional que é autônomo e de um profissional que presta serviços para outra empresa?
Ambos tem responsabilidades e prestam contas, mas para diferentes pessoas. O teletrabalhador ao seu superior, e o autônomo ao seu cliente. No restante, a rotina deve ser parecida.

5. Quais são as principais vantagens e as maiores preocupações em trabalhar por conta própria?
Vantagens: aumento de qualidade de vida, saúde, flexibilidade de horários, possibilidade de ficar perto dos filhos, ganho de tempo sem o deslocamento, redução de interrupções de colegas e de perda de tempo com reuniões…
Preocupações: isolamento profissional, proximidade com a TV e geladeira, falta de concentração, falta de suporte técnico, interrupções dos familiares, procrastinação e síndrome de burnout…

6. Como começar um home Office?
(1) Fazer uma auto-análise se existe o perfil (2). Decidir a atividade. (3) Conversar com a família. (4) Escolher um espaço na casa adequado. (5) Adquirir equipamento e mobiliário adequados. (6) Imprimir material de divulgação e apresentação (caso seja autônomo/empresário). (7) Estabelecer uma rotina de prospecção, horário de expediente, metas, etc…

7. O que se deve evitar para ter sucesso ao montar um escritório em casa?
A falta de disciplina…

8. Com o desenvolvimento tecnológico muita coisa mudou, principalmente em relação à produção e disseminação de conteúdo. Como você vê a importância da acessibilidade à tecnologia em relação ao desenvolvimento de projetos autônomos?
O acesso gratuito à informação e às ferramentas de trabalho com certeza viabilizam muitos aspectos do trabalho em casa. Para começar, sem internet e e-mail provavelmente o trabalho em casa seria impossível. Seja em pesquisas de conteúdo, comunicação com cliente e fornecedores ou atualização profissional, a tecnologia é a grande aliada nesta modalidade de trabalho.

9. Como delimitar quando já se encerrou o expediente ou se ainda é necessário continuar e insistir até que o trabalho esteja concluído?
O ideal é obedecer a um horário de expediente pré-definido. Mas como há flexibilidade de horário, podem haver exceções (cuidando para não se criar um hábito). O importante é respeitar o bioritmo (cada pessoa produz melhor em certo horário), sem perder o equilíbrio.

10. O que uma empresa ganha ao contratar os serviços de um profissional que trabalhar em um home Office? Como funciona a relação empresa funcionário com essa distância física?
No meu caso, a economia que tenho no overhead da empresa (custos com aluguel, luz, água, etc), é repassado sob forma de desconto para meus clientes. E como posso gerenciar meu tempo de uma forma mais otimizada, acabo trabalhando com prazos mais curtos. Em resumo, meus clientes recebem a qualidade de uma agência grande, com preço e prazo de freelancer.
No caso de um funcionário contratado, a vantagem está na economia do posto de trabalho. O espaço físico, estrutura, mobiliário e equipamento custa caro em uma empresa. Se o funcionário utiliza sua própria estrutura, acaba economizando estes custos.

Veja também outras matérias relacionadas

15 exeplos de Home offices clicando aqui

Matéria do Jornal Nacional sobre trabalho em casa